Visto

Dentro da Garganta Funda
Excelente documentário. Confesso nunca tinha visto o filme a garganta funda (eu sei vou-me já chicotear por nunca ter visto este clássico da pornografia!). Mas gostei de toda a análise social feita às consequências da passagem do filme. Este filme foi projeccionado em plena revolução dos costumes, revolução sexual e revolução cultural dos anos 70 (nos EUA, não cá claro). Como diz na sinopse, deve ter sido o filme com o orçamento mais barato da história que mais dinheiro rendeu de sempre.
Para mim o filme encerra um paradoxo grande para as mulheres, mas acho que a minha análise é feita com a mentalidade dos dias hj sem experiência da repressão sexual existente antes dos anos 60.
O paradoxo é: este foi um filme que foi protagonista da revolução sexual que ajudou a revolucionar mentalidades, que abriu caminho para igualdade entre homens e mulheres e que foi um simbolo da liberdade de expressão e da descomplexação da visão sobre o sexo mas no entanto não deixou de ser um filme que simboliza uma das maiores fantasias sexuais heterossexuais masculinas e por isso redutor do ponto de vista da vida sexual das mulheres.
As expectativas criadas foram muitas e o documentário mostrou que pouco ficou nos dias de hoje para aquilo que se julgava ser o legado do filme.
Acho que o filme fez uma má interpretação das intervenções dos movimentos feministas na altura. Acho que vai existir sempre aquele estereótipo das feministas que queimam soutiens e que de preferência odeiam homens (logo lésbicas---NOT!), achando que tudo à volta dela é descriminação e que acabam elas mesmas por serem os agentes da censura. E disso elas são acusadas neste documentário.
Gostei de saber o que tinha acontecido aos actores as repercurções na altura e nos dias de hj. Apercebi-me duma Linda Lovelace conturbada que ora é actriz protagonista principal do filme, ora diz que está ser violada no filme e adere à religião ora volta já quase com 50 anos a pousar de novo para a playboy. Sem duvida um documentário bem feito, talvez tendencioso (ridulariza a opinião contrária) mas com ritmo e uma boa banda sonora.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home